A pedido do executivo municipal, realizou-se no dia 9 de julho, uma reunião com os diretores da DSTELECOM, empresa de telecomunicações que gere a instalação da rede de fibra ótica no concelho.
Esta reunião teve como propósito reforçar, uma vez mais a necessidade do investimento para o alargamento da disponibilidade de rede de fibra ótica no concelho, identificar melhorias para a melhor articulação nas intervenções que têm vindo a ser realizadas e identificar quais os investimentos previstos no concelho.
No âmbito da reunião, ficou já identificada a necessidade de construção de um ponto de presença (point of presence – POP), o primeiro em Mondim de Basto, localizado estrategicamente na zona alta do concelho.
A construção desta infraestrutura é crucial para o alargamento da distribuição de rede. Recorde-se que atualmente a rede de fibra ótica no concelho de Mondim de Basto é proveniente do POP localizado no concelho de Celorico de Basto.
O início das intervenções está previsto para o quarto trimestre do ano.
O executivo municipal reforça o compromisso em promover o acesso a esta infraestrutura a toda a população do concelho de Mondim de Basto.